BASE DE CONHECIMENTO

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Criando um novo Indicador Anexo

IMPORTANTE! Se ainda não entende o que é uma fórmula, dê uma olhada no post “Entendendo as fórmulas do sistema“, esse conhecimento é necessário para seguir com a criação de novas fórmulas! As linhas do DRE e do DRE – Gerencial são compostas por fórmulas, para cria-las é necessário entender as suas funcionalidades:

As fórmulas do Cleverview são fáceis de manipular, objetivas e possuem várias funcionalidades. Confira abaixo tudo sobre elas:

 

Como criar/editar fórmulas dos anexo?

  • Na  barra de navegação (lateral esquerda), clique em Parametrização > Fórmulas dos anexos.

 

 

 

  • Em seguida, clique em >

 

O que se deve considerar ao criar uma fórmula?

Abaixo é possível ver quais são os campos necessários para se criar uma fórmula, e o detalhamento do que deve conter em cada um destes campos:

O que se deve considerar ao criar uma fórmula?

Abaixo é possível ver quais são os campos necessários para  criar uma fórmula, e o detalhamento do que deve conter em cada um destes campos:

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  • Nome:
    • O nome definido será mostrado em todas as visões que contém aquela fórmula;
      .
      .
  • Descrição:
    • A inclusão de descrição é importante quando se deseja fornecer mais informações sobre uma determinada fórmula. Essa descrição pode ser visualizada usando o recurso de “mouse over” ao passar o mouse sobre a linha correspondente ao Demonstrativo de Resultados (DRE). Dessa forma, é possível acessar detalhes adicionais e obter esclarecimentos sobre a fórmula em questão....
  • Tipo (Exibição em tela):
    • Os campos “Tipo”  são importantes para definir como a fórmula será vista:
      .

      • Tipo – Grupo aberto : é usado em casos onde se quer visualizar o resultado da fórmula, e também todos os dados utilizados na construção da mesma, podendo se fazer abertura da informação até a última linha de informação, clicando em cima de cada uma das linhas (drill down);.

 

 

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  • Tipo – Linha Total: Tem a visualização a visualização da totalização da fórmula.

 

 

 

      • Tipo Fórmula – Layout Normal: é usado em casos onde se quer visualizar somente o resultado da fórmula. É normalmente usado em linhas totalizadoras;>

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      • Tipo Fórmula – Layout Especial: é usado em casos onde se quer visualizar somente o resultado da fórmula, porém tem uma formatação diferente do Layout Normal. É usado geralmente em linhas de indicadores %, análises de preço unitário, etc…..

 

 

  • Tipo Fórmula – Layout Grupo Especial: é usado em casos onde se quer visualizar somente o resultado da fórmula e também a sua composição com o drill down.

 

 

  • Escopo:
    • Define em qual ambiente (DRE, DRE Gerencial, Fluxo de Caixa) será visualizada/gravada a fórmula;.
  • Formato:
    • Determina o formato no qual a fórmula deverá ser mostrada:
      • Monetário (R$ 0,00)
      • Numérico (0,00)

Percentual (0,00 %)

Clicando no símbolo é possível verificar como vai ficar o layout da sua fórmula.

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  • Construir fórmula:
    • Este é o coração de uma fórmula, aqui é definido a memória de cálculo que fará com que cheguemos ao valor que se quer analisar.
      .
    • Para se construir uma fórmula podemos utilizar vários recursos:
      .

      • Buscar Cubos do sistema definindo primeiramente de qual parte do balancete deseja buscar o valor que será considerado naquele cubo, ATIVO, PASSIVO ou RESULTADOS.
  • Considerando as colunas do balancete pode-se buscar o valor do cubo de três formas:
      • digitando @ no campo de edição de fórmulas:
      • Clicando diretamente no cubo ou na formula já existente:
  • Pesquisando e clicando no cubo ou fórmula existente:Buscar Cubos do sistema e definir o valor que será considerado naquele cubo, considerando as colunas do balancete:
          • saldo anterior: busca o valor da coluna saldo anterior para o cubo selecionado;
          • saldo atual: busca o valor da coluna saldo anterior para o cubo selecionado;
          • .diferença: busca o valor das colunas débito+crédito  para o cubo selecionado (caso não se use nenhuma sintaxe após a escolha do cubo, a coluna de Débito+Crédito é escolhida como padrão)

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  • Buscar Indicadores (inputs manuais) pode ser feito utilizando ! ou clicando nos indicadores no quadro da página de fórmulas.
  • Da mesma forma para buscar Áreas ou Centros de custo (fixo/variável) em balancetes abertos por de Centro de Custo com o ? ou clicando na área criada no quadro da página de fórmulas.
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